Já ouviu falar na jornada do herói? Ela é uma técnica de storytelling muito usada nos cinemas e agora também na publicidade e no marketing. E por que essas áreas da comunicação fazem uso das storytellings? Porque histórias geram conexão, geram proximidade, que gera confiança.
Para explicar com detalhes sobre esse assunto, primeiro a gente vai abordar mais o termo storytelling, que é uma forma de se contar histórias, de torna-las interessantes. Com essa técnica, as histórias precisam apresentar personagem, conflito e solução. O conflito não deve ser tão fácil de se solucionar e o enredo deve trazer um ponto de virada.
Alguns tipos de storytelling são a jornada do herói, a jornada do idiota ou do inimigo público comum. A jornada do herói traz três atos e neles constam no total 12 etapas. Elas são o mundo comum, o chamado à aventura, a recusa do chamado, encontro com o mentor, a travessia do primeiro limiar, aproximação da caverna, provas aliados e inimigos, a provação, a recompensa, o caminho de volta, a ressurreição, o retorno com o elixir.