As tecnologias proporcionaram diversos benefícios para a sociedade, entre elas as facilidades de comunicação, de compra, de controle de dados e tantas outras. Mas elas também trouxeram a necessidade de readaptação e reorganização.
As mudanças foram tantas e com essas modificações surgem várias teorias e conceitos, uma delas é a do “Mundo Vuca”, que veio do contexto de guerra, desenvolvida pelo exército americano para analisar as complexidades causadas pelas transformações, mas é muito utilizada hoje para balizar estudos e estratégias sobre marketing, empreendedorismo e publicidade.
Vuca é abreviação de quatro conceitos sobre como as transformações que vem ocorrendo no mundo estão também influenciando nele, que são:
V, de volátil: porque o muda o tempo todo.
U, de uncertain: inserto em inglês, com tantas mudanças, o futuro se torna incerto.
C, de complexo: as mudanças tornam o mundo mais complexo, a conectividade possibilitada pela tecnologia digital também tem esse poder.
A, de ambíguo, porque sendo volátil, incerto e proporcionando a capacidade de conectividade o mundo se torna também difícil de se compreender e definir.
Se o assunto é volatilidade, podemos lembrar de como nesse meio tecnológico atual os veículos de mídia precisaram se readaptar, as informações agora são disponibilizadas na web, os textos são mais curtos e com hiperlinks. Já as empresas também sentiram a necessidade de marcar presença na internet, nos buscadores, como o Google, e nas redes sociais e ainda de criarem plataformas de vendas.
O mercado hoje exige de uma grande quantidade de empreendedores que se esteja atento às mudanças e que se mantenha uma postura de rápida adaptação. Marcas como Kodak, que foi uma das grandes referências da fotografia, perderam seus espaços por não se adaptarem ao que o tecnológico exigia. Quem empreende hoje sabe que não há mais possibilidade de certezas e sim muito planejamento e muita análise.
Já em relação à complexidade e à conectividade podemos citar como as redes possibilitaram que as pessoas sejam tanto receptoras quanto emissoras de informações e isso ocorre com os processos de consumo também.
É importante destacar como estão ocorrendo grandes mobilizações na internet e como o público tem usado seu poder de voz tanto para declarar suas paixões pelas marcas ou contrariedades com elas e que dependendo do caso podem ganhar grande visibilidade.
Quanto à ambiguidade, vale lembrar como as redes sociais unem as pessoas e como elas buscam pertencer a algum grupo, mas também buscam cada vez mais individualidade e personalização.
Em meio ao mundo vuca, com suas volatilidades, incertezas, complexidades e ambiguidades, é necessário desenvolver planejamento, saber aproveitar as oportunidades e administrar riscos, sobretudo buscar entender o público e estabelecer conexão com ele.