A publicidade tem entre seus objetivos despertar emoções, estabelecer conexões, gerar lembranças, conquistar o receptor. Mas devido ao seu caráter mercadológico esse nem sempre é um desafio fácil.
O espaço para transmitir a mensagem também é limitado, por exemplo em um comercial, em que o tempo é muito curto, mas, mesmo assim, alguns deles são capazes de ultrapassar barreiras, emocionar e ganhar visibilidade quase igual às das grandes produções de novelas.
Vamos lembrar agora de publicidades em que a mensagem gerou uma repercussão positiva para a marca, por meio de conteúdo mais voltado para o emocional ou lúdico e criativo.
Coca-Cola e sua mensagem inspiradora de “Razões Para Acreditar”:
A Coca-Cola, uma das principais referências em comerciais inspiradores, conquistou o público com a mensagem sobre “Razões Para Acreditar: Os Bons Existem”, que foi divulgada em 2011. Com uma abordagem em dados sobre quantos fatos positivos existem para cada fato negativo ocorrendo no mundo. A publicidade foi veiculada apenas em Portugal, mas ganhou grande destaque na web.
Vale a pena lembrar parte do texto.
“Baseado em um estudo sobre o mundo atual: Para cada pessoa dizendo que tudo vai piorar, 100 casais planejam ter filhos. Para cada corrupto, existem 8 mil doadores de sangue. Enquanto o meio ambiente ainda sofre, 98% das latinhas de alumínio já são recicladas no Brasil. Para cada tanque fabricado no mundo, são feitos 131 mil bichos de pelúcia. Na internet, amor tem mais resultados que medo. Para cada arma que se vende no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma Coca-Cola. Existem razões para acreditar. Os bons são maioria”.
Parmalat:
Alguns anos atrás, as telas das televisões brasileiras foram invadidas por muita fofura em forma de porquinho, vaquinha, leãozinho, girafa, zebra, elefante, todos fãs de Parmalat, que fez grande sucesso, aumentou em proporções gigantescas o número de vendas do anunciante, além marcar a lembrança do brasileiro.
O comercial acompanhava também uma campanha de trocas de embalagens do leite da Parlamat por bichos de pelúcia inspirados nos animais que eram representados na propaganda. O sucesso foi tanto que gerou a moda de se fotografar crianças vestidas como as da publicidade.
Faber Castel:
A Faber Castel investiu no lúdico para seu comercial e também conquistou o público, sob som de Aquarela, na voz de crianças. A composição de ilustrações coloridas, movimento e música é uma das referências das grandes publicidades que impactaram os receptores.
Coca Cola com 6224 obrigados:
E mais uma vez a Coca-Cola se destaca. Isis Valverde protagoniza a campanha de natal de agradecimentos da marca de bebidas. Nas cenas, a atriz relembra sua trajetória de Aiuruoca, sua cidade natal, até a fama. Com narração da própria personagem, ela agradece aos seus conterrâneos, com uma caravana da Coca-Cola.
Essas são algumas das lembranças de comerciais inspiradores que geraram grande repercussão. Mas existem outras que também comoveram, encantaram e inspiraram várias pessoas. Aproveite todo o potencial da publicidade para promover a sua marca.