Em nossa sociedade, existe ainda a cultura de surgirem dificuldades ao lidarmos com a palavra não, mas não podemos ignorar a importância dela. É interessante saber como emitir o não. É comum que se tenha dificuldades para dizer essa palavra, mas ela é muito importante para manter a organização tanto pessoal quanto de uma empresa.
O renomado psiquiatra Flávio Gikovate afirmava que, para as pessoas com grande dificuldade em dizer não, é recomendado que se comece a pratica-lo devagar, primeiro dizendo para pessoas de convivência mais distante e com cautela.
Ele diz ser uma estratégia praticar o “sim, sim” e o “sim, não”. Aquele “não” disfarçado de talvez, por exemplo, a frase: vou verificar a possibilidade. Para o psiquiatra, a culpa é um fator que atrapalha a pessoa a dizer o não e pode ser que o outro percebendo esse sentimento se aproveite dele.
O legal é sempre agirmos com transparência com todos e com sinceridade, como gostaríamos de sermos tratados, mas, para os que sofrem extrema dificuldade em dizer não, essa é a técnica apontada pelo psiquiatra.
“Quando eu falo não, em uma situação em que eu tenho legítimo direito, quando eu não sou obrigado a satisfazer o desejo do outro, e ele faz cara de triste, provocando a minha culpa, é ele quem está agindo inadequadamente e não eu”, enfatiza.
A partir da prática de dizer não aos mais distantes, é possível ir se desenvolvendo e conseguir dizer não aos mais próximos, sempre com cautela, falar delicadamente. “Eu acho que não vou conseguir fazer isso”, é uma das frases recomendadas e, segundo ele, é “um não mais próximo do não, não”. Depois de ultrapassada essa etapa, já é possível ser claro, diz o psiquiatra. Ele lembra que é importante manter sempre o respeito.
A RR compartilha com vocês essa orientação porque a dificuldade em dizer não e estabelecer limites pode atrapalhar a boa saúde de uma empresa, seja ela financeira ou de organização. Assim, sempre que for necessário para a boa qualidade da sua empresa ou da sua vida, diga não sem culpa, mas com empatia. Aprender a dizer não vai te ajudar a manter o foco e levar o planejamento da empresa adiante.